Buba Espinho

Buba Espinho

Bernardo Espinho é um jovem cantor alentejano de 21 anos, natural da cidade de Beja, que desde cedo sentiu em si o propósito da divulgação da música tradicional portuguesa. O seu percurso musical e artístico passa pela relação estreita com os dois patrimónios musicais portugueses reconhecidos pela

UNESCO: primeiramente trabalhando no Cante Alentejano e de forma natural veio encontrar no Fado uma estética com a qual pretende cruzar as influências das suas raízes.

Enquanto cantador alentejano, Bernardo Espinho representou grupos como Adiafa, A Moda Mãe, Os Bubedanas, Mestre Cante e Há Lobos Sem Ser na Serra. Participou também como convidado especial em espectáculos de grandes nomes da cena musical portuguesa, como Rui Veloso, Celina da Piedade, Júlio Resende ou António Zambujo.

Em 2016, assumindo já o seu lugar como fadista, vence a Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior no Coliseu dos Recreios, tornando-se numa das novas promessas da nova geração fadista. Entre Lisboa e o Alentejo, de onde não consegue negar o encanto, Bernardo Espinho já passou pelas mais icónicas casas de Fado da cidade de Lisboa: O Faia, Casa de Linhares, Clube de Fado, Adega Machado.

No dia 1 de Maio de 2017, Bernardo Espinho apresentou-se em Díli num formato único (voz e guitarra), com um repertório que viajou pelo cancioneiro fadista e pelo cante alentejano, convidando para esse concerto o seu companheiro de Cante e amigo, António Batista Caixeiro.

Buba Espinho prepara-se para editar o seu primeiro disco previsto para Setembro de 2017.