Paulo Soares

Paulo Soares

Paulo Soares é um dos mais versáteis e generosos guitarristas de sempre da guitarra portuguesa. Estuda e investiga o instrumento há mais de 30 anos, buscando a excelência da sonoridade e do discurso musical. A sua síntese inovadora das técnicas e intensões das guitarras tradicionais de coimbra e de lisboa são o alicerce para a sua enorme versatilidade musical e guitarrística, plena de entusiasmo e profundidade.

Consequentemente, Paulo Soares tem interpretado, ao longo da sua interessante carreira, não apenas o repertório tradicional mas também peças de sua autoria, dos mais variados guitarristas seus contemporâneos, de compositores eruditos e outros.

Tem a experiência de inúmeras actuações por todo o mundo e colaborações com alguns dos artistas mais marcantes da música portuguesa, bem como a inclusão da guitarra com diversos agrupamentos musicais, passando pelo acompanhamento de fados, recitais de guitarra como solista, duos, trios, sexteto de guitarras, agrupamento alargado de guitarras, quarteto de cordas, quartetos de saxofones, quinteto de jazz, música pop, solista com várias orquestras classicas, estreia de inúmeras peças e arranjos de sua autoria e de outros compositores nacionais e estrangeiros. Como solista tem estado sempre presente nos mais importantes festivais de guitarra portuguesa.

Como pedagogo e impulsionador da guitarra portuguesa, a obra de Paulo Soares é indubitavelmente das mais importantes. É autor e editor do seu famoso Método de Guitarra Portuguesa, obra de referência na aprendizagem do instrumento. Tem ensinado consistentemente, tem auxiliado outros professores e tem partilhado generosamente várias transcrições de sua autoria desde o tempo em que nada estava disponível, sendo um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento moderno da nossa guitarra.