Onde

CAIXA ALFAMA | Mapa e Locais

15 e 16 de setembro, Lisboa

 

Mapaalcos_CaixaAlfama

Palco Caixa

Palco CaixaDescendo da colina de Alfama para o rio, junto ao novíssimo Terminal de Cruzeiros, sem nunca esquecer a vista mágica e privilegiada sobre o Tejo, o Palco Caixa foi pensado propositadamente para este Festival para albergar os concertos de maior dimensão.

Museu do Fado – Largo do Chafariz de Dentro

bbcc23484aOutrora chamado Chafariz dos Cavalos, possivelmente,segundo alguns autores, pelas suas bicas de bronze com o formato de cabeças de cavalo (retiradas em 1373), ou, na opinião de outros, pela sua utilização inicial como bebedouro para animais. A sua actual designação adveio-lhe do facto de estar localizado intramuros da muralha fernandina. É um dos chafarizes mais antigos de Lisboa

 

Museu do Fado – Restaurante

Museu do FadoO Museu do Fado viu a luz do dia há 15 anos, precisamente em 1998. Espaço dedicado à arte da canção mais lusa, tem a seu cargo a divulgação e promoção de espólios de muitas personalidades ligadas ao Fado, deste intérpretes, guitarristas, autores, profissionais ou amadores. Com auditório próprio, no Museu do Fado, realizam-se exposições temporárias, seminários, apresentações ao vivo e outros eventos. O Museu do Fado alberga na sua estrutura várias áreas, nomeadamente uma esplanada, local onde se realizam outras actividades.

 

 

Palco Casa Ermelinda Freitas – Largo das Alcaçarias

LargoAlcacarias_03É um dos lugares mais famosos e curiosos do Bairro de Alfama. No Largo das Alcaçarias encontramos uma das muitas fontes de água tépida, local onde, em tempos idos, os nobres se banhavam. Se das águas se esperavam curas, do Largo poderemos contar com duas noites especiais de Fado.

Igreja de São Miguel

Igreja Sao MiguelA Igreja de São Miguel é uma das pérolas da cidade e, com toda a sua solenidade, servirá na perfeição para receber uma noite de fado. Dona de uma capela-mor vaidosamente revestida a talha dourada joanina, este monumento antiquíssimo – do tempo dos primórdios da nação – viu a sua reconstrução total ter início em 1673.

 

 

Igreja de Santo Estêvão

Igreja Sto EstevaoComo muitos outros edifícios lisboetas, também a secular Igreja de Santo Estêvão foi parcialmente destruída aquando do terramoto de 1755. Foi remodelada e este processo de refundição foi concluído no séc XIX. Neste lugar de espiritualidade, também a arte pode soar, aproveitando o embalo que a beleza da estrutura, rica em esculturas em talha, azulejaria e uma custódia de prata, oferece.

 

Palco Tofa – Sociedade Boa União

1445163473_l35TzOSQnqPonto de encontro das gentes de Alfama, é na Sociedade Boa União que as pessoas se reúnem para momentos lúdicos e de boa disposição. Entre jogos e outras atividades, é um dos lugares de excelência para os moradores do Bairro de Alfama.

 

 

Palco Santa Casa – Centro Cultural Dr. Magalhães Lima

CentroMagalhaesLima_ASR_01Espaço de convívio e promotor das tradições bairristas, aglutina todos os anos a festa que faz a marcha popular do bairro de Alfama. Fundado em 1975, ganhará outra vida com o fado que por lá ecoará.

Palco Santa Maria Maior – Grupo Sportivo Adicense

AdicenseGrupo quase centenário, no Sportivo Adicense os moradores de Alfama encontram mil e uma actividades lúdicas, pedagógicas e artísticas, organizadas de forma a dinamizar o Bairro e entreter as suas gentes.

Palco Amália – Auditório Abreu Advogados

Auditorio AbreuA nova sede da Abreu Advogados, no antigo edifício centenário, entretanto recuperado, dos Arquivos Gerais da Administração do Porto de Lisboa, situa-se em frente ao novíssimo terminal de cruzeiros de Lisboa. Integrado na reabilitação urbana da frente ribeirinha de Lisboa – no coração da sua cultura popular, o bairro de Alfama -, representa ainda uma abordagem às marcas portuguesas, às boas práticas ambientais e à sustentabilidade social

 

Fado à Janela – Largo de São Miguel

 4d1aa5b1bb5c6013cb90962f048d4c77